Os vereadores de Mogi Mirim convidaram representantes da Prefeitura e do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sinsep) para uma reunião na manhã desta quarta-feira (11/05) com o objetivo de debater os projetos de lei encaminhados pelo Executivo e que versam sobre o reajuste salarial e a concessão de benefícios aos servidores municipais, como o abono salarial de R$ 1 mil e o aumento para R$ 350 no vale-alimentação.

Contudo, mesmo após duas horas de discussão, não se chegou a um consenso em relação aos servidores que possuem dois vínculos empregatícios com a Prefeitura. Para o sindicato, está certo que esses funcionários devem receber um benefício para cada vínculo, mas esse entendimento difere da atual administração, que segue justificando o impacto desses valores no orçamento municipal.

O acordo

No acordo assinado entre o Sinsep e o prefeito Paulo Silva que pôs fim à greve de 29 dias, a atual gestão concordou com o pagamento de 2% de dissídio e o cartão-alimentação de R$ 350, ambos os benefícios pagos de forma retroativa com data base de 01/03/22, e também ao abono salarial em parcela única, além de ampliação no número de passes de transporte coletivo. No entanto, não há uma definição clara se os servidores com dois cargos devem ou não receber um benefício para cada um dos vínculos. Para os vereadores presentes, houve uma falha no acordo ao não prever esse problema e não deixar “no papel”. A questão ainda não foi encerrada e novas conversas devem ocorrer nos próximos dias para encontrar a solução para o impasse.

Votação

Por questões regimentais e devido à tramitação interna, não há previsão para que os projetos de leis entrem na pauta das próximas duas sessões ordinárias (16 e 23 de maio). Caso haja uma convocação para uma sessão extraordinária, a Câmara fará a ampla divulgação para que o público interessado possa acompanhar presencialmente ou por meio da transmissão on-line.

Redação e Fotos: Tom Oliveira