Aumento da dengue leva Prefeitura a decretar estado de emergência

Ações como sala de hidratação, nebulização e contratação de médico para a UPA 24h serão feitas

O avanço da dengue em Mogi Mirim, até quinta-feira (6) com 262 casos positivos e 1.127 notificações, levou a Prefeitura a declarar “situação excepcional de emergência” em todo o município.

Na manhã desta sexta-feira (7), secretários municipais e representantes do Gabinete participaram, ao lado de integrantes da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) da sala de situação de arbovirose.

Para reforçar as ações que colaborem para a retirada da sujeira das ruas e o descarte correto de lixo e entulho, a Prefeitura vem promovendo uma campanha de conscientização por meio de divulgações nas redes sociais da Prefeitura e nos veículos de comunicação da cidade. O calendário de galhos e entulhos também é distribuído no município.

Salas de hidratação e contratação de médico para a UPA 24h também estão sendo providenciadas.

Aplicação de inseticida
A partir da próxima segunda-feira (10) a aplicação de inseticida contra o mosquito da dengue em bairros da zona Norte. Os locais escolhidos foram a Santa Luzia, Loteamento Antonio Alves de Campos, Loteamento Domênico Bianchi e Jardim Bicentenário, responsáveis por concentrar boa parte dos casos em Mogi Mirim.

O trabalho tem início previsto para 8h e ocorre somente no período da manhã. Durante a nebulização, os moradores devem manter portas e janelas abertas e cobrir os alimentos, filtros de água, roupas, bebedouros e aquários. Idosos, crianças e pessoas alérgicas devem permanecer em um cômodo fechado durante 30 minutos.

Salas de Hidratação
O decreto de estado de emergência permite a tomada de ações necessárias para o combate à dengue. Entre elas, a montagem de duas novas salas de hidratação, na UBS do Jardim Paulista, zona Norte, e no Centro de Fisioterapia Dr. Florentino José Miranda, ao lado do Centro de Especialidades Médicas (CEM), na Avenida Adib Chaib. Uma sala de hidratação já funciona na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), na zona Leste. A Secretaria de Saúde providencia a contratação de mais um médico para atuação no local.

Confira o conteúdo completo no site da Prefeitura de Mogi Mirim.