Comitiva de funcionários buscou informações para a futura implantação de um Arquivo Público no Legislativo Mogimiriano

Uma comitiva de servidores públicos da Câmara de Mogi Mirim visitou a sede do Poder Legislativo de Barueri na sexta-feira (08/07) para buscar informações sobre o funcionamento e a estrutura do Arquivo Público instalado no prédio.

O objetivo da visita foi conhecer de perto a estrutura de um arquivo de Câmara Municipal, cuja organização e dinâmica de funcionamento são bastante específicas, sendo que a Câmara de Barueri foi indicada como referência no Estado de São Paulo.

Adriano Alves Correia e Cristiane Akemi Uchima foram recebidos por Reginaldo Cruz, coordenador da Comissão de Avaliação de Documentos e Acesso e responsável pelo Arquivo Público da Câmara de Barueri.

Após conhecer as instalações da Câmara e realizar a visita técnica ao Arquivo Público, Correia disse ter ficado muito satisfeito com o que encontrou e pretende trazer para Mogi Mirim algumas ideias. “É uma Câmara muito organizada, com um espaço amplo e com ótima estrutura. Foi uma visita muito proveitosa. Recebemos várias instruções e certamente tivemos inspirações para a futura implantação do nosso arquivo público”, concluiu.

Modelo

O Arquivo Público da Câmara de Barueri é considerado referência pela parceria realizada com o Centro de Assistência aos Municípios (órgão do Arquivo Público do Estado de São Paulo) para a elaboração de um Plano e Tabela modelo para o Poder Legislativo Municipal. O local recebe visitas constantes de municípios que pretendem instituir seus arquivos públicos e implantar os dois instrumentos de gestão.

Da parceria já resultaram a publicação de modelo de Plano e Tabela de Documentos das Atividades-Fim e Meio, já oficializado pela Câmara de Barueri e disponibilizado no site do Arquivo do Estado para a adequação das Câmaras interessadas, além de minutas para instituição de Arquivo Público e Comissão de Avaliação de Documentos e Acesso e regulamentação da Lei Federal n. 12.527/2011, conhecida como LAI (Lei de Acesso à Informação).

* Com informações da Câmara Municipal de Barueri

* Fotos: