Na 23ª Sessão Ordinária deste ano, a Câmara aprovou, em segundo turno, o Projeto de Lei nº 64, de 2023, de autoria da Vereadora Mara Cristina Choquetta (PSB). O projeto, com base na Lei Municipal nº 3.810/2003, declara de utilidade pública a unidade de Mogi Mirim da Missão da Ordem Terceira Regular de São Francisco do Brasil e o convento Nossa Senhora e Fátima (Seminário).
A associação, segundo o projeto de lei, tem como finalidade a pregação do evangelho e obras de assistência social, por exemplo, colégios, asilos, orfanatos, ambulatórios, hospitais e secretariados paroquiais de Ação Social católica.
"O nosso Convento local, conhecido por seminário, possui mais de 70 anos de existência, e, dentro desses longos anos abrigou inúmeros projetos dos mais diversos setores, tendo contribuído com o crescimento e desenvolvimento de muitas famílias mogimirianas", escreve a autora na justificativa ao PL.
Durante a discussão do projeto, a Vereadora Mara Choquetta, a partir da leitura de um texto de Rosana Bronzatto, relembrou alguns pontos da história da associação, como a construção dos prédios pelos próprios religiosos e o trabalho com a comunidade.
Além disso, a vereadora apresentou projetos mais atuais do seminário: "Desde 2022, o seminário busca voltar a suas origens na sua vocação educacional, trabalhando para que o Centro Educacional Astúrias desenvolva suas atividades, dando os primeiros passos para uma nova escola na região. O trabalho da escola vem sendo desenvolvido inicialmente através de oficinas totalmente gratuitas, tais como latim, língua portuguesa, língua inglesa, empreendedorismo e caligrafia."