Os vereadores aprovaram, por unanimidade, na sessão ordinária de segunda (17/04), o Projeto de Lei nº 14, de 2023. De autoria da Vereadora Sônia Regina Rodrigues Módena (PSD), o projeto denomina oficialmente de Rua Sargento PM José Flávio da Silva Zafani Filho a Rua 1, no condomínio Mont Serrat. A viúva de Zafani, Vânia Maria Polettini Zafani, compareceu ao plenário e agradeceu pela homenagem.
José Flávio da Silva Zafani Filho
De acordo com a biografia anexada ao projeto, José Flávio nasceu na cidade de São Paulo, em 1970, e ainda criança mudou-se para Mogi Mirim. Com 29 anos de idade, Zafani entrou para a Polícia Militar e ao concluir o curso de preparação foi destacado para o 26º Batalhão da Polícia Militar do Interior, do qual faz parte a Polícia Militar 2ª CIA Mogi-Mirim.
José Flávio casou-se com Vânia Maria Polettini Zafani, com quem teve três filhos: Flávio Augusto Polettini Zafani, Gustavo Henrique Polettini Zafani e Julio Cesar Polettini Zafani.
Na polícia, Zafani desempenhou suas atividades por 20 anos em serviços operacionais, "atuando de maneira exemplar junto ao seio da sociedade mogimiriana". Além disso, o texto informa que o militar atuou "em diversas modalidades de policiamento, como o Radio Patrulhamento, Força Tática, entre outros; foi promovido a Cabo da Polícia Militar em 21/04/2014 por antiguidade, sempre merecedor de várias honrarias colecionou diversos elogios e medalhas, inclusive a medalha de 1º Grau, a mais alta honraria dentro das Láureas de Mérito Policial."
José Flávio da Silva Zafani Filho, em decorrência de problemas de saúde, faleceu em fevereiro de 2023.