A próxima audiência pública da Câmara Municipal vai discutir a utilização de bueiros inteligentes para evitar problemas com enchentes em Mogi Mirim. A iniciativa tem a autoria do Vereador Ademir Souza Floretti Junior (Republicanos), que também é autor do Projeto de Lei nº 189/2022, sobre o tema. O encontro está marcado para terça-feira (28/03), às 19 horas. Todos os mogimirianos e demais interessados estão convidados para participar dessa discussão.
Bueiros inteligentes
Na semana passada, o Vereador Ademir viajou até Santo André (SP) para conhecer melhor a estratégia dos bueiros inteligentes. A cidade da região metropolitana de São Paulo começou a utilizar essas bocas de lobo em janeiro e desde então, de acordo com informações da assessoria de comunicação do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), já recebeu a visita de outras cidades interessadas em conhecer o método.
Ainda segundo a divulgação do Semasa, a estratégia dos bueiros inteligentes consiste na instalação de um cesto metálico nos bueiros. Tais cestos funcionam como um filtro, retendo diversos resíduos. "Esses equipamentos têm como diferencial um cesto com sensor, que emite sinal de alerta às equipes que atuam no setor de drenagem quando os dispositivos estão cheios de resíduos." Assim, enquanto no bueiro "normal" o depósito de resíduos pode impedir a passagem da água da chuva, contribuindo para a formação de alagamentos e enchentes, no bueiro inteligente, com o sinal de alerta e a limpeza, esses problemas tendem a ser evitados.
O texto destaca ainda que os filtros podem impedir que tais resíduos cheguem aos rios e córregos, "contribuindo para a despoluição e a preservação do meio ambiente"; e otimizar a limpeza urbana, uma vez que os sinais de alerta direcionam as equipes para os locais prioritários.
Crédito das Fotos: Divulgação Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André)