Por 15 votos a 1, nas sessões ordinária e extraordinária de segunda-feira (05), os vereadores aprovaram o Projeto de Lei nº 2, de 2023, de autoria do Vereador João Victor Gasparini (União Brasil). O PL, que institui no Calendário oficial de eventos do Município a "Barminhada" e dá outras providências, agora será enviado para a sanção do Prefeito.

Barminhada 

A Justificativa anexada ao projeto explica que a Barminhada já acontece há quase dez anos em Mogi Mirim: "Desde 2014, com ponto de partida no bairro da Santa Cruz, mogimirianos se mobilizam para realizar uma celebração que já se tornou simbólica. Envolvendo os tradicionais bares da cidade, promovem um séquito de estabelecimento em estabelecimento a fim de aproveitar as bebidas e aperitivos comercializados". 

De acordo com o texto, a celebração acontece na véspera do Carnaval, reúne centenas de pessoas, dura uma tarde toda e já conta com uma marca própria, "como a camiseta branca e o chapéu de palha".

Durante a discussão do projeto, o Vereador João Victor Gasparini destacou o potencial turístico e comercial da data: "Um eventou que mobilizava tantas pessoas não tinha o apoio e o respaldo do Município, o que é fundamental para garantir a segurança de todos e traçar junto ao Poder Público as melhores estratégias pra otimizar a captação desses recursos. A Barminhada tem um potencial regional pra mobilizar bares de Mogi Mirim e atrair pessoas da região para celebrar essa data. (...) Uma proposta como essa pode capitalizar Mogi Mirim no cenário regional", disse o Vereador, acrescentando que, se for feito com responsabilidade, o evento tem o potenial de gerar receitas para o Município.  



Mais Notícias

21ª Sessão Ordinária: Projeto da LDO 2025 será discutido e votado em primeiro turno

Ler a notícia

Audiência pública discute temas de saúde e o serviço da Avante Social nos Centros de Atenção Psicossocial

Ler a notícia