O maestro Carlos Lima e a coordenadora pedagógica Anabel Favilla, representantes da Lyra Mojimiriana, estiveram na Câmara Municipal na noite desta segunda-feira (04/07) e apresentaram aos vereadores um balanço das atividades realizadas e reforçaram o convite para a edição deste ano do FESTIMM (Festival de Inverno de Mogi Mirim). A presença dos gestores se deu após aprovação de um requerimento do Vereador Alexandre Cintra e aprovado pelos demais Vereadores.

Segundo os representantes, a Lyra tem atualmente cerca de mil alunos divididos em diversos programas: iniciação musical, coral adulto, curso de instrumentos populares, formação de banda, entre outros. “Temos equipe de professores e alunos espalhados por todas as regiões da cidade”, destacou o maestro, citando a presença da Lyra em seis escolas municipais.

Hoje, com 37 anos de existência, a Lyra Mojimiriana já está consolidada e recebe recursos públicos por meio de convênios com os governos municipal, estadual e federal e também por meio de programas como o ProAC e Lei Rouanet. “Não cobramos mensalidade. Todas as nossas aulas são gratuitas”, pontuou Carlos Lima.

O maestro lembrou que, ao longo de toda a história da Lyra, muitas crianças e adolescentes mogimirianos puderam aprender música e conquistaram oportunidades de melhorar de vida financeiramente por meio da música. Recentemente, o aluno Luan Araújo foi aprovado no concurso público da Orquestra do Teatro Musical de São Paulo e iniciará os trabalhos ainda este mês.

FESTIMM

O 11º Festival de Inverno de Mogi Mirim, considerado o maior festival do interior paulista, acontece entre os dias 22 e 31 de julho, no Centro Cultural, incluindo apresentações ao ar livre e também no teatro Sebastião Tóride Celegatti.

Serão 10 dias de eventos com mais de 600 artistas participantes, totalizando 80 horas de atrações gratuitas. Além dos mogimirianos, estima-se que 25% do público seja de visitantes, fomentando o turismo local.

Redação e fotos: Tom Oliveira