Com voto favorável de todos os vereadores, a Câmara aprovou o Projeto de Lei nº 67, de 2023, de autoria dos vereadores Ademir Souza Floretti Junior (Republianos) e Dra. Lúcia Tenório (Cidadania). O projeto institui no Município o “Mês de incentivo à doação de órgãos e tecidos”, em Setembro, e agora segue para a sanção do Prefeito.

Em documento anexado ao projeto de lei, os autores explicam que a medida está relacionada à Lei Federal nº 11.584/2007, que institui o dia 27 de setembro como "Dia Nacional da Doação de Órgãos", e à Lei Estadual nº 15.463/2014, que institui o "Mês da Doação de Órgãos", denonimado Setembro Verde.  

Projeto de Lei nº 67/2023

Conforme explica o projeto, a doação de órgãos pode acontecer no caso de morte encefálica, no entanto, um dos principais entraves para a doação é o desconhecimento de familiares sobre o desejo da vítima, de ser doadora ou não.

“No Brasil a única maneira de ser um doador é conversando sobre o assunto com os familiares, pois quem pode autorizar a doação em caso de morte encefálica é a família do doador”, escrevem os autores na justificativa do projeto.

Dessa forma, a presente iniciativa busca estimular, sobretudo durante o mês de Setembro, atividades de conscientização e divulgação desse diálogo sobre a doação de órgãos. Assim como, sensibilizar a população sobre o tema, através de palestras e divulgação em meios de comunicação.

Durante a discussão do PL, Ademir Souza e Dra. Lúcia Tenório enfatizaram que a doação de órgãos pode salvar muitas vidas. O Vereador Ademir acrescentou que a maior parte das doações, no Brasil, é realizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e que o país possui um dos maiores sistemas de transplantes do mundo. Além disso, ele lembrou que algumas doações podem ocorrer ainda em vida.



Mais Notícias

Vereadores aprovam criação da Câmara Jovem, para promover educação política e protagonismo juvenil

Ler a notícia

20ª Sessão Ordinária: Confira o que será discutido e votado na sessão de hoje

Ler a notícia