Na terça-feira (04/10), haverá uma Audiência Pública no plenário da Câmara Municipal de Mogi Mirim para discutir a falta de professores na Rede Municipal de Ensino. A iniciativa é dos vereadores Tiago Cesar Costa (MDB), Alexandre Cintra (PSDB) e Professor Cinoê Duzo (PTB).

Estão convidados os membros e represantes dos Poderes Constituídos, da comunidade escolar, funcionários municipais, entidades sindicais, associações de classe e de bairros, partidos políticos e a população em geral.

Secretaria Municipal de Saúde

Na quinta-feira (29/09), a Secretaria Municipal de Saúde de Mogi Mirim apresentou, em Audiência Pública no plenário da Câmara, a Demonstração do Resultado do 2º Quadrimestre de 2022. Além de Clara Alice Franco de Almeida Carvalho, Secretária Municipal de Saúde, participaram da audiência Patrícia Santon, Gerente de Saúde do Município, Vivian Custódio, Gerente da Vigilância em Saúde, o Vereador Dirceu da Silva Paulino (Solidariedade), entre outros.

Os representantes da secretaria apresentaram a prestação de contas, com dados e valores das transferências federal e estadual para o município de Mogi Mirim, além do quanto foi gasto em cada especialidade da área de saúde e os números de atendimentos dessas especialidades.

Os repasses da União, por exemplo, no segundo quadrimestre deste ano totalizaram mais de R$ 26 milhões, dos quais 22,48%  foram destinados à Atenção Primária, 2,39% à Vigilância à Saúde, 5,22% ao tratamento contra o Coronavírus - COVID 19, e a maior parte, 69,91%, para a Atenção de média e alta complexidade ambulatorial e hospitalar. Já as transferências do Estado somaram R$ 5 milhões. Esses repasses representaram aproximadamente 37% do valor movimentado pela Secretaria Municipal de Saúde no período, enquanto os outros 63% vieram de receitas próprias do município.

Ainda de acordo com o material apresentado pela secretaria, a evolução anual do valor per capita da aplicação dos recursos da saúde, entre 2018 e 2021, quando a população do município chegou a 93.189 habitantes, foi de R$ 688,44 para R$ 1.486,24.