Na segunda-feira (10), o ex-Prefeito Luiz de Amoedo Campos Netto foi homenageado em cerimônia, no plenário da Câmara, que contou com a presença do Deputado Estadual José Antônio Barros Munhoz (PSDB), do Presidente e de ex-Presidentes da Câmara, de vereadores, outras autoridades políticas do Município e de familiares de Luiz Netto, entre eles, sua esposa, Cely Abreu Sampaio Amoedo Campos. O autor da iniciativa foi o Vereador João Victor Gasparini (União Brasil).

Luiz Netto esteve à frente da Administração Municipal por dois mandatos, nos períodos de 1973-1976 e 1983-1988. Na homenagem, intitulada "50 anos da Gestão Luiz Netto: Do imobilismo ao desenvolvimento", Gasparini destacou que a gestão de Netto priorizou a democracia, o investimento social, o desenvolvimento no emprego e avanços na infraestrutura. 

De acordo com o autor da homenagem, entre outras realizações, a gestão Luiz Netto construiu 1.500 casas através da antiga CDH (Companhia de Desenvolvimento Habitacional), por meio de mutirões; criou o Distrito Industrial; pavimentou cerca de 200 ruas com recursos estaduais e federais; expandiu a rede elétrica para toda a cidade, iluminando toda a região norte; edificou o Centro Cultural e instalou vários postos de saúde (as atuais Unidades Básicas de Saúde), um pronto atendimento e um hospital municipal.

Além disso, Gasparini ressaltou a criação do Complexo Lavapés e que a mencionada administração cumpriu o Plano Diretor: "Foi o primeiro Prefeito a fazer isso naquela época, o que era um grande avanço".

Durante a apresentação, Gasparini afirmou: “A gestão se faz com a população e talvez tenha sido esse o seu principal legado em um momento em que a política não era tão simples como hoje. Houve uma ditadura militar no Brasil, com dois partidos: o do governo [Arena - Aliança Renovadora Nacional] e o MDB [Movimento Democrático Brasileiro]. Luiz Netto impantou toda uma dinastia do MDB em Mogi Mirim, com mobilizações democráticas, gerindo o Município com o apoio da população."

Em seguida, Barros Munhoz, elogiando Luiz Netto e sua gestão, disse: "Ele foi meu professor, não apenas meu, mas de todos aqueles que surgiram na política na época, na legenda MDB. Ele foi duas vezes brilhantemente Prefeito de Mogi Mirim e eu aprendi muito com ele. Fomos adversários na política em determinadas ocasiões, mas fomos mais companheiros.

Barros Munhoz disse que não poderia deixar de comparecer à homenagem, pois pessoas como Luiz Netto precisam ser enaltecidas, porque ele fez a boa política.

"A política é a mais sórdida das profissões. Eu não me canso de repetir. Mas é a mais nobre das artes. Nada gratifica mais do que ser útil. Do que ajudar a construir uma sociedade mais justa, mais humana, mais fraterna e mais feliz. Luiz Netto é um símbolo do bom político", disse Munhoz, parabenizando João Gasparini pela iniciativa da homenagem.

Luiz Netto agradeceu a todos pela homenagem. Em sua fala, o ex-Prefeito destacou que Mogi Mirim foi pioneiro em plano diretor e em tributação imobiliária, e isso possibilitou que o Município tivesse a segurança de pagar os servidores sem afetar outros investimentos. "O Município tem que ter posição contábil em dia, tem que ter também o seu orçamento valorizado. Porque é preciso muito investimento na educação, na saúde, na segurança, no esporte, enfim, numa série de áreas", disse Luiz Netto. 

A cerimônia contou com a presença do Presidente da Câmara, Vereador Dirceu da Silva Paulino, dos ex-Presidentes, Albino Bino Peres de Barros e Maria Helena Scudeler de Barros, dos Vereadores Ademir Souza Floretti Junior, Alexandre Cintra, Dra. Lúcia Tenório, Geraldo Vicente Bertanha, Joelma Franco da Cunha, Luzia Cristina Cortes Nogueira, Mara Cristina Choquetta, Márcio Evandro Ribeiro, Marcos Antonio Franco, Marcos Paulo Cegatti, Orivaldo Aparecido Magalhães, Sônia Regina Rodrigues Módena, Tiago César Costa. Também esteve presente o ex-vereador Vanderlei Andrade, entre outras pessoas. 

 



Mais Notícias

Casa de Leis disponibiliza documentos históricos para apreciação dos munícipes

Ler a notícia

Palestra, com neuropediatra e fisioterapeuta, apresenta aspectos do diagnóstico e tratamento do autismo

Ler a notícia