Na manhã desta segunda-feira (28), estudantes do Centro de Especialização e Base Educacional (CEBE) estiveram na Câmara Municipal para conhecer a Casa de Leis e o trabalho dos vereadores. Para compreender melhor esse trabalho legislativo, os estudantes participaram de uma "sessão extraordinária".

Acompanhados por Adriana Tavares, assessora técnica da Presidência, e pelas professoras Daniele, Renata e Natália, as alunas e alunos conheceram em primeiro lugar as dependências da casa: a parte administrativa da Câmara, a galeria histórica, a galeria de ex-presidentes e o plenário.

Em seguida, eles organizaram uma sessão, ocupando as cadeiras dos vereadores e elegendo os integrantes da mesa diretora. Quando Adriana Tavares propôs que eles pensassem em temas para projetos de leis a serem discutidos e votados, os estudantes disseram que já haviam preparado uma pauta para a sessão.    

Os jovens edis então discutiram e votaram temas relacionados à acessibilidade nas vias públicas e nas escolas, a qualidade do transporte coletivo, a formação de grêmios estudantis e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Além disso, eles realizaram uma moção em homenagem às professoras. 

O Presidente da Câmara, Vereador Dirceu da Silva Paulino, acompanhou parte da sessão e destacou a importância dos estudantes discutirem os problemas e as demandas do Município, e compreenderem como funciona o legislativo, "pois vocês são o futuro da Câmara e de nossa cidade."

A visita à Câmara faz parte das disciplinas de Cidadania e Conhecimentos Gerais; de Comunicação; e de Trânsito, da CEBE.  



Mais Notícias

41ª Sessão Ordinária: Confira o que será discutido e votado na "Ordem do dia"

Ler a notícia

Propositura possibilita cessão onerosa de direito à nomeação de equipamentos públicos municipais

Ler a notícia