Na manhã dessa terça-feira (06), estudantes do Centro de Especialização e Base Educacional (CEBE) visitaram a Câmara Municipal para conhecer um pouco da Casa de Leis, sua história e o trabalho legislativo dos vereadores. Para conhecer esse trabalho na prática, eles participaram inclusive de uma "sessão".

As alunas e alunos estavam acompanhados das professoras Tainara, Natália, Renata e Elaine (das disciplinas Cidadania e Conhecimentos Gerais; Comunicação; e Trânsito) e foram recebidos pelos Vereadores João Victor Gasparini e Mara Cristina Choquetta, que inicialmente mostraram a eles a Galeria Histórica da Câmara, com fotografias antigas de Mogi Mirim.

No andar superior do prédio, eles conheceram a Galeria de ex-presidentes da Câmara e encontraram o atual Presidente, o Vereador Dirceu da Silva Paulino. Além dele, os estudantes também conheceram os vereadores Alexandre Cintra, Ademir Souza, Joelma Franco, Marcos Franco e Sônia Módena.   

Os vereadores explicaram a eles como funciona a atividade legislativa e um pouco da histórica da Câmara e dos vereadores e vereadoras que já foram presidentes da Casa de Leis. João Victor Gasparini destacou que a Câmara de Mogi Mirim é uma das mais antigas do Estado de São Paulo, e que historicamente a instalação de uma câmara funcionava como fundação de uma cidade.

Já Mara Choquetta chamou a atenção para o número de ex-presidentes homens ser maior que o de mulheres, e defendeu que as mulheres precisam ampliar sua participação na política. E para esclarecer  e aproximar a Casa de Leis do cotidiano dos jovens, Mara explicou que a legislatura atual conta com vendedoras, atletas, dançarinos, médicas, advogados, professores, empresários, etc, que venceram as eleições e hoje compõem a Câmara Municipal.   

Sônia Módena, por sua vez, contou um pouco de sua história e como conquistou aos poucos seu espaço em ambientes predominantemente masculinos, até chegar a ser Presidente da Câmara, entre 2021 e 2022.

Alexandre Cintra lembrou os poucos vereadores negros que Mogi Mirim já teve e a importância de atualmente termos um Presidente da Câmara negro. Em seguida, Cintra os incentivou a colocarem amor em tudo que fazem, sobretudo no trabalho, e também uma boa dose de estudos em suas formações.

"Sessão Extraordinária"

Em outra parte do encontro, os vereadores João Victor Gasparini e Mara Choquetta e as professoras ajudaram os alunos a organizar uma sessão legislativa, para que eles vivenciassem um pouco de como é ser vereador e também refletissem sobre questões do Município.

Ao longo da sessão, eles votaram requerimentos sobre demandas de seus bairros e fizeram uma moção em homenagem às professoras da CEBE. Em seguida, discutiram e votaram um projeto de lei. 

A sessão foi transmitida ao vivo pelo canal da Câmara no Youtube e está disponível neste link: Visita Cebe

         



Mais Notícias

41ª Sessão Ordinária: Confira o que será discutido e votado na "Ordem do dia"

Ler a notícia

Propositura possibilita cessão onerosa de direito à nomeação de equipamentos públicos municipais

Ler a notícia