O secretário municipal de Segurança Pública de Mogi Mirim, Luiz Carlos Pinto, admitiu que errou ao autorizar a instalação de 4 pneus remoldados em duas motos da Guarda Civil Municipal (GCM), fato que ocorreu em janeiro, segundo ele. No entanto, afirmou que, assim que teve conhecimento sobre o impedimento legal do uso desses pneus, ordenou a retirada dos veículos de circulação.

A resposta foi dada pelo secretário durante sessão ordinária da Câmara nesta segunda-feira (27/06) após ter sido convocado mediante requerimento do Vereador Tiago César Costa (MDB) e aprovado pelos demais Vereadores.

Luiz Carlos explicou que, em janeiro, os pneus das duas motocicletas apresentaram problemas e que não havia ata aberta para compra de pneus novos por parte da Prefeitura. “A GCM recebeu a doação de 4 pneus remoldados. O prefeito não sabia disso. Eu tomei a decisão para que não ficasse sem as motos circulando no Centro. Elas rodaram pelo período de 15 dias”, pontuou.

O secretário disse que, quando autorizou a colocação, não sabia da legislação que impedia a utilização dos pneus remoldados, mas foi advertido por um instrutor de trânsito dias depois.

Reconheço meu erro, minha falha, mas de imediato, assim que tomei conhecimento da lei, do mau uso do pneu, ordenei a retirada das motos das ruas e pedi para que o comandante da GCM levasse as duas motos para a oficina até que a gente pudesse tomar as providências necessárias”, narrou. “Em momento nenhum eu quis colocar alguém em risco. Em momento nenhum eu quis ver um irmão meu de sangue azul marinho machucado”.

Ainda de acordo com o secretário, após a divulgação do caso pelas redes sociais, a GCM recebeu a doação de seis pneus novos e que já foram instalados nas motos. Além dos pneus, houve a troca das placas também. Atualmente, segundo ele, as motos estão ‘em dia’ e sendo utilizadas para o patrulhamento. “Mesmo assim, até o final do ano, pretendemos renovar a frota e trocar essas motos”, salientou.

Redação e fotos: Tom Oliveira