Na quarta-feira, dia 10 de maio, vários profissionais da área de Saúde de Mogi Mirim receberão o diploma Ana Néri. O evento, de autoria do Sinsaúde Campinas e Região, é uma homenagem a trabalhadores da área de enfermagem, médica, entre outros, até o setor administrativo de unidades de saúde.
Confira a relação de homenageados:
Do Hospital 22 de Outubro, receberão o diploma: Ana Paula Pereira da Silva, Tomaz Patrik Vital e Luiz Fernando Gimenes.
Da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Mogi Mirim: Matheus José de Oliveira, Maria Salete Lopes e Cristina Guedes da Silva.
Da Associação Espírita Jesus e Caridade (Lar Maria de Nazaré): Alex Balbieri Dutra, Bruno Migueleti Silveira Cintra e Regina Aparecida Floriano Almeida.
Da Rede Pública de Mogi Mirim: Dalva Elisabeth Polettini de Oliveira, Sandra Lucia Joaquim Naliato e Benedito Agripino.
Ana Justina Ferreira Néri
Considerada a primeira enfermeira brasileira, Ana Néri é lembrada por seu trabalho com os feridos na Guerra do Paraguai.
Com o início da guerra, os filhos de Ana Justina foram convocados para o combate. Para acompanhá-los, Ana se oferece como voluntária para cuidar dos feridos. Ela então viaja para o Rio Grande do Sul, aprende, na irmandade de São Vicente de Paulo, noções básicas de enfermagem e se torna a primeira enfermeira mulher do Brasil.
Na guerra, em meio à falta de condições, higiene e materiais, Ana Néri se destacou pela dedicação aos feridos nos vários hospitais por onde passou.