O dia 4 de setembro, a partir dos próximos anos do calendário municipal, passará a ser celebrado como o Dia do Taekwondo. A medida, aprovada na sessão de segunda-feira (10), tem a autoria do Vereador Ademir Souza Floretti Junior (Republicanos) e agora segue para a sanção do Prefeito.
O texto do Projeto de Lei nº 49, de 2023, esclarece que "a data proposta tem por objetivo promover, incentivar e divulgar, no âmbito esportivo, social, cultural e educacional, os benefícios físicos, mentais e emocionais da prática do Taekwondo à população mogimiriana."
Para alcançar tal objetivo, segundo o PL, uma série de atividades poderão ser realizadas, por exemplo, eventos de competição ou demonstração de Taekwondo, divulgação de projetos sociais que envolvam a luta, assim como, capacitações e cursos sobre o esporte.
Na justificativa do projeto, o autor explica que o Taekwondo é uma arte marcial coreana, que combina técnicas do Kung-Fu, do Karate-do, entre outras lutas. O Taekwondo (termo que significa "caminho dos pés e das mãos, através da mente") foi introduzido no Brasil na década de 1970.
"Desde então, muitos mestres sul-coreanos se estabeleceram no País, ajudando na difusão da arte marcial. No dia 4 de setembro é comemorado o Dia Mundial do Taekwondo. A data é alusiva à inclusão do Taekwondo no programa oficial do Jogos Olímpicos de Verão, fato este ocorrido na França em 4 de setembro de 1994, na 103ª Sessão do Comitê Olímpico Internacional", explica Ademir Souza Floretti Junior no documento.