Os vereadores aprovaram, por unanimidade, o Projeto de Decreto Legislativo nº 1, de 2023, de autoria da Vereadora Sônia Regina Rodrigues Módena (PSD). O PL cria a Frente Parlamentar de Combate e enfrentamento ao álcool e drogas no Município de Mogi Mirim. 

Um dos principais objetivos da frente, de acordo com o projeto, é promover a política de proteção principalmente às crianças e adolescentes de Mogi Mirim acometidos por esses vícios, assim como, desenvolver ações de prevenção contra o uso de drogas e o uso abusivo de álcool. 

O projeto também estabelece que a frente parlamentar reunirá vereadores e representantes de entidades, públicas ou privadas, com atuação na área, e que essas reuniões serão públicas.

Na justificativa ao projeto, a Vereadora Sônia Módena argumenta que as políticas públicas contra drogas devem ser trabalhadas sobretudo com crianças e adolescentes como forma de prevenção. "Destaco tais faixas etárias, pois entendo que é principalmente aí que devemos tentar barrar essa prática."

Além disso, a autora chama a atenção para o número alarmante de casos envolvendo consumo de álcool e drogas e de crimes – como violência familiar, roubo e furto, entre outros – decorrentes desse uso. 

"A gente precisa falar mais no assunto (consumo de drogas). Pode ser para alguns algo muito batido? Pode, porque é uma coisa que a gente ouve com muita frequência. Mas se a gente não se posicionar e começar a buscar políticas públicas pra levar isso realmente a sério e combater o uso indevido das drogas, a gente não vai conseguir mudar a história", afirmou Sônia Módena. 

A autora também fez o segiunte alerta: "O que mais traz a pessoa para as drogas é a curiosidade junto com amigos. Tem até uma frase, entrando no treinamento do DENARC, que diz assim: 'Você usa droga e seu amigo não fala nada pra você? Que droga de amigo é esse?'"



Mais Notícias

16ª Sessão Ordinária: veja projeto de lei aprovado em segundo turno

Ler a notícia

Toneladas de doações, arrecadadas na Câmara, são enviadas para o Rio Grande do Sul

Ler a notícia