Na sessão ordinária de segunda-feira (07), os vereadores aprovaram o Projeto de Lei nº 74, de 2023, de autoria do Prefeito. O projeto autoriza o Município, pelo Poder Executivo, a realizar, por meio da contratação de empresa especializada, serviços de restauração do Coreto “Santa Cecília”, na Praça Rui Barbosa.

De acordo com documentos do projeto, os recursos necessários para a realização dos serviços estão previstos em emenda impositiva da Vereadora Luzia Cristina Cortes Nogueira (PDT). 

"O pedido de restauração do coreto chegou a mim através da Associação Comercial e Indústria de Mogi Mirim [ACIMM], da Secretaria de Cultura e de todos aqueles que mexem com a questão da história da cidade. (...) A associação comercial gostaria que fosse feito o mais rápido possível para que eles aproveitassem o local na época do Natal", explicou a Vereadora Luzia Cristina. 

O documento informa ainda que a restauração do Coreto visa reconhecer a importância desse patrimônio para a história de Mogi Mirim e que foram realizados estudos para a realização do serviço. 

Restauração do Coreto "Santa Cecília"

De acordo com documentos do projeto de lei, o coreto, que ganhou denominação pela Lei Municipal nº 4.481, de 2007, e foi tombado como patrimônio histórico pela Lei Municipal nº 4.219, de 2006, passou por uma vistoria da INOVA Agência de Inovação, da Unicamp, e também do Centro de Documentação Histórica "Joaquim Firmino de Araújo Cunha".

O parecer dessa vistoria, realizada em 2019 e que também está disponível no PL, identificou problemas com a pintura do coreto, desgastes da estrutura (como fratura no pilar estrutural), ausência de tubulação de drenagem e fiação elétrica inadequada.

Com base nesses apontamentos e na legislação mencionada, o parecer indica uma série de intervenções para a manutenção e conservação do local histórico. Em linhas gerais, as intervenções são as seguintes: tratamento das superfícies, correção dos problemas de drenagem, consolidação do pilar, restauro do pavimento superior de piso hidráulico e nova instalação elétrica.

 

 



Mais Notícias

"Dia da Família Atípica": Projeto institui nova data, no dia 02 de abril, no Calendário Oficial do Município

Ler a notícia

Câmara aprova quatro projetos do poder executivo nas sessões desta semana

Ler a notícia