Nessa quinta-feira (23/02), representantes da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Finanças compareceram à Câmara para a prestação de contas do terceiro quadrimestre de 2022.

Estiveram presentes a Secretária de Saúde, Clara Alice Franco de Almeida Carvalho, o Secretário de Finanças, Mauro Zeuri, a Secretária de Relações Institucionais, Maria Helena Scudeler de Barros, o Secretário de Governo, Massao Hito, entre outros representantes do Poder Público.

Representando o Legislativo, acompanharam as audiências o Presidente da Câmara, Vereador Dirceu da Silva Paulino (Solidariedade), e demais integrantes da Mesa Diretora: o Vereador João Victor Gasparini (União Brasil) e as Vereadoras Dra. Lúcia Tenório (Cidadania) e Mara Cristina Choquetta (PSB). A Vereadora Luzia Cristina Cortes Nogueira (PDT) também esteve presente, assim como, representados por seus assessores, os Vereadores Alexandre Cintra (PSDB), Joelma Franco da Cunha (PTB) e Orivaldo Aparecido Magalhães (PSDB).

 

Secretaria de Saúde

A equipe da secretaria apresentou os números de tudo que foi feito pela pasta entre setembro e dezembro de 2022. Por exemplo, na Atenção Primária, nesses quatro meses, foram realizadas 35.760 consultas, dividias entre: Cirurgião dentista (5.970), Enfermeira Estratégia Saúde da Família (1.243), Enfermeiro (4.526), Fonoaudióloga (818), Médico Clínico Geral (9.333), Médico Ginecologista/Obstreta (5.065), Médico Pediatra (3.215), Médico Estratégia Saúde da Família (1.969), Nutricionista (721) e Psicóloga (2.900).

Já o número de procedimentos na Atenção Primária chegou a 55.717, divididos entre: Agente Comunitário de Saúde (18.333); Enfermagem (16.996), Fonoaudiologia (526), Médico Clínico Geral (2.711), Médico Ginecologista/Obstetra (2.001), Médico Pediatra (3.007), Médico ESF (971), Cirurgião dentista (10.479), Nutricionista (664) e Psicologia (29).

Também foram apresentados os dados para os serviços de Urgência e Emergência da rede, de Atenção Especializada, do Laboratório Municipal, do Programa Melhor em Casa, do Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Droga – CAPS ad, entre outros.

Durante a audiência, Clara Carvalho destacou a presença de fonoaudiólogos e psicólogos, e a importância da diversidade de profissionais atendendo na rede, assim como, o número de cirurgias eletivas realizadas no período.

De acordo com informações da secretaria, no último quadrimestre de 2022, os gastos com esses serviços envolvendo “Pessoal e Encargos Sociais”, “Convênios e contratos” e outras despesas foram calculados em aproximadamente R$ 49 milhões.

 

Secretaria de Finanças

Na mesma quinta-feira, o Secretário Mauro Zeuri e sua equipe também fizeram uma apresentação para mostrar os números da pasta. Os dados ilustraram a evolução das receitas e despesas da Prefeitura, Câmara e SAAE. Também foi apresentado o Relatório da Gestão Fiscal, contendo a receita líquida corrente, limites da despesa com pessoal, limites da dívida consolidada e operações de crédito.



Mais Notícias

16ª Sessão Ordinária: veja projeto de lei aprovado em segundo turno

Ler a notícia

Toneladas de doações, arrecadadas na Câmara, são enviadas para o Rio Grande do Sul

Ler a notícia