Diagnóstico precoce, ações preventivas ou mitigadoras e maior diálogo sobre o diabetes entre alunos e comunidade escolar. Esses são alguns dos objetivos do Projeto de Lei nº 70, de 2023, de autoria da vereadora Sônia Regina Rodrigues Módena (PSD).
A propositura dispõe sobre a implantação de ação de prevenção e controle do diabetes em crianças e adolescentes matriculados nas escolas da rede pública municipal de ensino de Mogi Mirim. Aprovado em primeiro turno na segunda-feira (5), o projeto deve ser votado em segundo turno nas próximas sessões ordinárias.
Na justificativa do projeto, a autora escreve que o intuito é "fornecer mecanismos e informações à comunidade escolar, de modo a identificar os casos existentes e minimizar as consequências do desenvolvimento da doença."
Além disso, Sônia Módena informa que o Brasil é o 5º país em incidência de diabetes no mundo, e que esta é a segunda doença mais comum na infância. Módena lembra que as crianças passam grande parte do dia na escola, acrescentando: "Os alunos com diabetes precisam do apoio e compreensão da instituição educacional para as medições do açúcar no sangue, alimentação nos horários adequados e administração da insulina."
O texto da propositura também elenca medidas para concretizar seus objetivos: cadastro de alunos portadores de diabetes, alimentação e atividades físicas adequadas a suas necessidades, diálogo sobre a doença com os alunos e pais, etc.