Na quinta-feira, dia 8 de maio, no Plenário da Câmara, o Sinsep (Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde) homenageou profissionais da área com a entrega do "Diploma Anna Nery" – leia um breve perfil de Anna Nery no final do texto.

A mesa principal do evento foi composta pela Vereadora Mara Choquetta (PDT) – que auxiliou na organização –, pelo Vice-Presidente da Câmara, Wagner Pereira (PL), pelo Secretário de Saúde, Mauro Nunes, e pelas diretoras do Sinsaúde, Izilda Choquetta e Michelle Vilela.

Também estiveram presentes os Vereadores Ademir Souza Floretti Junior (Republicanos), Daniella Campos (PP), João Victor Gasparini (UB), Marcos Antonio Franco (UB) e Wilians Mendes (PDT). Além deles, os profissionais homenageados, seus familiares e colegas de trabalho.

A cerimônia foi apresentada por Nelson Victal do Prado Junior e teve o acompanhamento musical de saxofonistas da Lyra Mojimiriana.

Confira a lista de homenageados:

Profissionais da Santa Casa de Misericórdia de Mogi Mirim:

- Ana Cecilia dos Santos

- Fabiane Cardoso

- Fernanda Pedroso Nunes Fernandes


Hospital 22 de Outubro:

- Cirlene Aparecida Silva Molina

- Juliana Aparecida Campos Ferreira

- Matheus Leonardo Augusto

 

Associação Espírita Jesus e Caridade (Lar Maria de Nazaré)

- Maria Cleusa Garcia de Souza

- Raquel Charles de Queiroz

 

IAFA (Instituto de Apoio à Família)

- Letícia Liliana da Silva

- Clovis Alexandre Barbosa Faria

- Elisabete Aparecida Souza da Costa

 

Rede Pública de Mogi Mirim

- Elaine Cristina Formigari de Oliveira

- Célia Maria Chianca Rodrigues

   

Ana Justina Ferreira Néri  

Considerada a primeira enfermeira brasileira, Anna Nery (ou Ana Néri) é lembrada por seu trabalho com os feridos na Guerra do Paraguai.

Com o início da guerra, os filhos de Ana Justina foram convocados para o combate. Para acompanhá-los, Ana se ofereceu como voluntária para cuidar dos feridos. Ela então viajou para o Rio Grande do Sul, aprendeu, na irmandade de São Vicente de Paulo, noções básicas de enfermagem e se tornou a primeira enfermeira mulher do Brasil.

Na guerra, em meio à falta de condições, higiene e materiais, Nery se destacou pela dedicação aos feridos nos vários hospitais por onde passou.  



Mais Notícias

Câmara suspende expediente na quarta-feira (18), véspera de Corpus Christi, para manutenção do piso do primeiro andar

Ler a notícia

Vereadores aprovam criação da Câmara Jovem, para promover educação política e protagonismo juvenil

Ler a notícia