Na 38ª Sessão Ordinária de 2024, os vereadores aprovaram, em segundo turno, o Projeto de Lei nº 75/2024, de autoria do Vereador Ademir Souza Floretti Junior (Republicanos). A propositura institui, no calendário oficial de eventos do Município de Mogi Mirim, o dia 31 de outubro como "Dia Municipal da Esquadrilha da Fumaça" - Esquadrão de Demonstração Aérea da Força Aérea Brasileira (FAB).
O projeto tem como finalidade difundir a história da primeira apresentação da Esquadrilha da Fumaça em Mogi Mirim, realizada no dia 31 de outubro de 1954 — episódio também marcante por ter sido a primeira apresentação da esquadrilha fora de sua sede, no Rio de Janeiro. A propositura, de acordo com seu texto, também buscará organizar novas apresentações da Esquadrilha da Fumaça no Município e realizar homenagens para personalidades ligadas ao esquadrão.
Durante a discussão da propositura, Ademir Junior disse que a medida nasceu de uma demanda de um veterano da FAB, o senhor José Carlos Tereziano, que o procurou para contar a história dessa primeira apresentação da Esquadrilha da Fumaça fora de sua sede e mostrar, por meio de documentos, a importância do evento.
O parlamentar destacou que o projeto é uma maneira de preservar a história da cidade e seu vínculo com a Esquadrilha da Fumaça e a Força Aérea Brasileira. Na justificativa da propositura, Junior rememora a história da divisão, a qual se originou pela iniciativa de instrutores de voo da antiga Escola de Aeronáutica: "Nas horas de folga, os pilotos treinavam acrobacias em grupo, com o intuito de incentivar os cadetes a confiarem em suas aptidões e na segurança das aeronaves utilizadas na instrução, motivando-os para a pilotagem militar."
Por fim, Ademir Junior aproveitou para divulgar um evento a respeito do tema: "Pela primeira vez em nosso Município, a partir do dia 31 de outubro até o dia 15 de novembro, a Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, e o Museu de Arte de Mogi Mirim vão realizar a exposição 'Nas Asas' que vai justamente contar um pouco desse dia e dessa história e da ligação de Mogi Mirim com a Esquadrilha da Fumaça."